Socinpro



ISWC

A CISAC, dentro de suas funções como agência internacional ISO para administração do Còdigo internacional normalizado para obras musicais (ISWC), lançará em 19 de outubro de 2014 ISWC-Net, uma rede de informação sobre estas obras. O lançamento tem lugar durante o Congresso Mundial da Confederação no Seul, Córeio do Sul.

A partir da inauguração do ISWC-Net em www.iswc.org, o público poderá obter informações relevantes sobre obras músicas, como seu título, autor e composição na rede ISWC. 
Desde canções até sinfonias, sem deixar de lado as sintonias, ISWC-Net permite ter acesso a informação sobre milhões de obras musicais, através de dados e elementos chaves para que as sociedades de autores possam realizar um acompanhamento e controle das remunerações que devem receber os autores, compositores e editores. O Código ISWC, um número de identificação único atribuido a cada obra musical e atua como chave de acesso a esta informação. O funcionamento deste código é similar à identificação que realiza a ISBN no caso de livros e o ISAN quanto a obras audiovisuais.

Produto de muitos anos de colaboração entra a Agência Internacional e suas sociedades membros. O ISWC-Net está formada por base de dados centralizados e descentralizadas de Sociedades de autores, como a WID (Base de dados de identificação de obras), LatinNET e a dos membros do FastTrack, entre outras. A Agência Internacional ISWC, que é administrada pelo Secretariado da CISAC, em Paris, proporcionará as agências ISWC autorizadas uma série de números que atribuirão elas mesmas às obras musicais e que a seguir porão a disposição da rede ISWC. O objetivo é que todas as obras musicais, recebam um código de identificação ISWC.

Das 40 agências oficiais da rede mundial, o sistema ISWC-Net www.iswc.org conta agora com 30 agências conectadas as 24 horas. Atualmente se uniram à CISAC quatro novas agências que são: O ECAD com seu importante repertório brasileiro; a SACM pelo México; a sociedade ACUM pelo Israel e por último CASH por Hong Kong e China atráves de sua aplicação comum DIVA. Além disso, como as agências LATGA Lituânia e AKAA-A Letônia integram a base de dados de obras nórdicas NOR-DOC, estas estarão conectadas também a WID (Works Information Data Base) que contém mais de 5,87 milhões de obras musicais.

Em dois anos no máximo, com uma rede de 45 a 50 agências, o sistema ISWC disponibilizará de uma cobertura quase completa do reportório musical mundial

Perguntas Mais Frequentes

Desde onde se origina ISWC?

O ISWC forma parte do plano CIS (Sistema de Informação) em que a CISAC, (Confederação Internacional de Sociedades de Autor), desenvolveu com objetivo de responder à necessidade de informação na era digital.

É o ISWC um estandar mundial?

Se, o ISWC foi aprovado pela ISO (Organização Internacional de Normalização), há um documento oficial que define como deve ser estruturado o ISWC, além das normas que governam sua emissão e aplicação.

De que compõe um ISWC

Um ISWC começa com a letra 'T', seguida de um número de nove dígitos (desde 000000001 até 999999999), e um dígito de comprovação final (Formato por escrito:T-345246800-1).

Quando se atribui um ISWC?

Quando se pode atribuir um ISWC, por um agência de numeração qualificada e quando todos os criadores foram identificados de forma única.

Quais sãos os passos a dar para converte-se em Agência ISWC

Antes que nada, terá que cumprir impertativamente as seguintes condições: 
- Uma entidade legal 
- Ter uma boa estrutura financeira 
- Ter suficientes recursos materiais (Hardware e Software) 
- Dispor de pessoal tecnicamente competente no terreno de gestão de base de dados 
- Compromete-se a respeitar as obrigações durante um mínimo de cinco anos 
- Estar reconhecido internacionalmente e ser capaz de assegurar suas obrigações de maneira mais objetiva e imparcial possível 
- Poder assegurar uma correspondência em inglês e/ou em francês 
- Comprometer-se em sua comunicação a indicar que a sociedade forma parte da rede de Agências ISWC 
- Proporcionar um relatório anual de atividades à Agência Internacional ISWC 
- Comprometer-se a pôr a disposição da Agência Internacional os meios de efetuar uma auditoria dos números ISWC atribuídos 
- Proporcionar conselhos e assistência aos usuários sobre a posta em marcha e o uso da norma a nível técnico 
- Cuidar e manter suas bases de dados e as fazer acessíveis na rede CIS (Common Information System) 
- Quando receberem dossiê, tenha em conta de encher os documentos 
- Formulário de candidatura 
- Formulário de especificações técnicas 
- Aí então sua candidatura será então examinada pelo Management Comitê do ISWC. Se a decisão for favorável, receberá os seguintes documentos para completar o dossiê: 
- Manual da Agência ISWC 
- Contrato entre a Agência Internacional ISWC, e as agências locais 
- Quadro financeiro e estatístico provisório 
- Manual de instalação local.

Quem financia o sistema?

Todas as sociedades CISAC contribuirão aos gastos do funcionamento da Agência Internacional ISWC para assegurar sua viabilidade, e seu equilíbrio financeiro. Cada sociedade respectiva pagará sua parte dos gastos em proporção do peso correspondente da mesma no total de cotações CISAC. As cargas repartidas entre as sociedades CISAC, poderiam ver-se diminuidas graças aos recursos procedentes dos acessos ao sistema pelas sociedades que não pertecem a CISAC.

Quais são os métodos descritivos da ISWC?

Os metadados descritivos de um ISWC, incluem: O estilo da obra, todos os compositores, autores e arranjadores da obra identificados com seus números CAE/IPI e seus códigos de função. O código de classificação da obra (tirado da lista de normas do CIS). Em caso de versões, como por exemplo, acertos, a identificação da obra da que procede a versão não se pode atribuir um ISWC sem esta informação adequada

Que funções realizam o ISWC?

O ISWC identifica de forma precisa uma obra musical especifica. Os modos de identificação atuais para obras musicais, tais como estilo de obra, em ocasiões podem causar confusão especialmente se várias obras musicais compartilharem o mesmo estilo ou um similar. Posto que o ISWC se estabelece de forma permanente em uma obra musical, identifica essa obra incluso depois de que tenha sido distríbuida. O ISWC se pode combinar com uma ampla variedade de aplicações informatizadas, especialmente aquelas relacionadas com o seguimento e o intercâmbio de informação sobre obras musicais. (por ex. Registro, Identificação, distribuição de direitos e etc.).

Que funções não pode realizar o ISWC?

O ISWC identifica obras musicais, mas não suas manifestações, elementos ou expressões (por ex. publicações, difusões, etc.). O ISWC não identifica gravações, partituras ou qualquer outro tipo de execução associada com uma obra musical. Além disso, o ISWC não indica os compositores ou proprietários de direito da obra (com frequência são muitos e trocam com o tempo e de acordo com o territorio e os direitos), nem a data ou o lugar onde se publicou oficialmente a obra.

Como deve utilizar o ISWC

O ISWC deve integra-se dentro das bases de dados para a administração de obras musicais e dos processos que acompanham este tipo de atividade, como por exemplo: o registro e a a correspondência entre sociedades de autor às listas de acordos de publicação, sub-publicação, as licenças concedidas por uma sociedade os informe sobre a utilização da arrecadação e identificações de execuções, a administração dos direitos. Quando se identifica uma obra musical em contratos ou correspondência, deve indicar o ISWC, tal como se mostra no exemplo: 'I love life' (Smith/Jones) (ISWC T-34526800-1).

Quem se carrega de atribuir os ISWC?

A Agência ISWC local atribui os contratos ISWC às obras que estão sob sua autoridade. Administra uma base de dados para os ISWC atribuidos e seus metadados descritivos associados. Também compartilha as informações disponíveis sobre o ISWC com outras agências ISWC locais e outras sociedades de autor.

Como se determina a autoridade de uma agência ISWC local para atribuir contratos ISWC?

O número CAE/IPI de um autor é a chave que determina a autorizar a um agência a atribuir um ISWC. O arquivo internacional CAE/IPI indica à sociedade da que o autor é membro. Se a sociedade a que pertence esse autor encontra dentro da jurisdição da agência ISWC local, essa agência tem a autorização para atribuir o número ISWC. Isso garante que não se atribuem a uma obra musical diversos ISWC desde diferentes agências ISWC locais.

Podem atribuir contratos do ISWC os artistas e editores?

Não. Um ISWC tem que ser atribuido por uma agência ISWC autorizada nacional ou regional. Se um artista ou um editor não tem relação com uma agência ISWC nacional ou regional, deve solicitar direitamente um código ISWC atráves da Agência Internacional ISWC

O que ocorre se os artistas trocam de sociedade?

A autoridade encarregada de atribuir o ISWC para suas obras musicais se transfere também a sua nova sociedade.

Quem atribui ISWC as obras co-escritas por artistas de diferentes sociedades?

A agência encarregada de atribuir o ISWC deve verificar com a outra agência que não se atribuiu já um contrato a essa obra musical. Uma vez que se atribui um ISWC, a agência deve informar imediatamente ao resto de partes interessadas, e além ao resto de agências.

Quais são os passos concretos a seguir para obter um ISWC?

Nenhum para as obras novas. Atribui-se automaticamente um código de obras como parte do processo de registro em resposta à sociedade de autores. No que se respeita às obras já registradas, o repertório 'já existente', podem-se atribuir códigos ISWC em qualquer momento.

Que tipo de obra musical pode receber um ISWC?

Podem atribuir-se códigos ISWC a qualquer tipo de obra musical.

Devem receber um ISWC as adaptações e traduções?

Os acertos musicais, as adaptações das letras e as traduções devem receber seus próprios números ISWC. Estes números ISWC se atribuem normalmente pela agência que administra as obras do arranjador e/ou adaptador. A conexão entre a 'versao e a obra original' se indica nos metadados descritivos do ISWC.

Podem obter um ISWC obra ou 'versões' que infrigem os diretos do autor?

Surpreendemente, a resposta é 'se' os acertos não autorizados de obras musicais podem identifica-se, embora seja normalmente para garantir que ser reconhecidos internacionalmente como obras que infrigem os direitos autor de outras pessoas.

A obra deve estar protegida antes de receber um ISWC

Não. Os ISWC são atribuidos independentemente de seus status com respeito aos direitos de autor. As agências podem 'adotar' autores de 'domínio público', de acordo com suas leis locais, e atribuir seu número ISWC a suas obras. Isto se realiza normalmente por razões internacionais. Por exemplo, o repertório 'tradicional' folclore e as obras de domínio púbico cujos autores são desconhecidos, podem obter um código através da agência nacional autorizada.

Substituir o ISWC o próprio sistema de numeração da sociedade?

Provalvemente não. A maioria das organizações necessitam seus próprios códigos internos de identificação por motivos internos. Por outro lado, o ISWC é a 'língua fraca' que permitirá as bases de dados estar vinculadas de forma automática.

O que é o Manual da Agência ISWC

Trata-se de um documento típico detalhado que descreve as normas e procedimentos que regem atualmente a administração e utilização do ISWC

Existe uma lista de agências ISWC?

Sim, pode obter uma lista revisada regularmente de agências ISWC autorizadas que incluem informações de contato.